HS celebra Dia do Médico com debate sobre bem-estar e felicidade

Home Notícias do HS HS celebra Dia do Médico com debate sobre bem-estar e felicidade

Médicos do HS confraternizaram no encontro

Para marcar a passagem pelo Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro, o Hospital do Subúrbio (HS) realizou encontro e almoço comemorativos no auditório da instituição, reunindo profissionais da equipe médica.

Com o intuito de promover a reflexão entre os médicos presentes, foi exibido um vídeo da palestra “O que torna uma vida boa? Lições do estudo mais longo sobre a felicidade”, realizada pelo psiquiatra americano Robert Waldinger, no TED Talks. Na palestra, Robert Wadinger fala sobre a pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, intitulada “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto”.

Rogério Palmeira, diretor técnico do HS, deu início ao debate

Iniciada em 1938, a pesquisa analisou, por 75 anos, 700 rapazes – entre estudantes da renomada universidade e moradores de bairros pobres de Boston – com o objetivo de responder à seguinte questão: O que realmente nos faz felizes na vida? Os jovens foram acompanhados durante toda a vida, tendo seu estado mental, físico e emocional monitorados. O estudo permanece até os dias atuais, envolvendo os filhos dos participantes originais.

Tendo como base a pesquisa, Robert Waldinger, quarto diretor do estudo americano, afirma que bons relacionamentos com a família, amigos e comunidade mantêm as pessoas mais felizes e saudáveis. O tema do vídeo foi debatido pelos médicos participantes do evento do HS, que falaram sobre a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira, os aspectos psicossociais são determinantes para a qualidade de vida de uma pessoa.

Médicos falaram sobre qualidade de vida e como conciliar vida profissional e pessoal.

A competição no mercado de trabalho e a pressão social sobre os profissionais foram ressaltadas pelo médico Divaldo Lopes, que chamou a atenção para a superficialidade das relações em tempos de tecnologia avançada e a perda do relacionamento face a face.

“O relacionamento interpessoal é algo que precisamos exercitar. Essa interação é muito prazerosa e traz bem-estar”, disse a assessora técnica da Diretoria, Lícia Cavalcanti. Na oportunidade, ela mencionou a boa convivência e o espírito de time existentes entre os profissionais que trabalham no HS. “O que constrói o bem-estar e o bom viver é um ambiente sadio, de honestidade e respeito”, destacou Lícia Cavalcanti, parabenizando os médicos pelo seu dia.