Sessão clínica debate manejo do diabetes em pacientes hospitalizados

Home Notícias do HS Sessão clínica debate manejo do diabetes em pacientes hospitalizados

O endocrinologista Joaquim Custódio apresentou estudos na área

O manejo do diabetes em pacientes hospitalizados foi o tema discutido na sessão clínica do mês de novembro realizada pelo Hospital do Subúrbio (HS), no dia 29, no auditório da instituição. Profissionais de saúde que atuam em distintos setores do hospital participaram do encontro, que teve como palestrante o endocrinologista Joaquim Custódio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – Bahia.

Durante a sessão, foram apresentados estudos envolvendo pacientes diabéticos clínicos e cirúrgicos e o benefício da insulina nos casos pesquisados por especialistas que se debruçam sobre o assunto. Estatísticas relativas à taxa de mortalidade desses pacientes foram exibidas pelo palestrante.

Um dos estudos comentados foi o Nice-Sugar, que tratou do controle glicêmico em pacientes críticos. Realizado com mais de 6 mil pacientes e publicado em 2009, o resultado do estudo não mostrou benefício com o controle glicêmico rigoroso e apontou, inclusive, aumento de mortalidade em 90 dias com a metodologia.

O endocrinologista Joaquim Custódio também destacou que, em se tratando de pacientes em enfermarias, a literatura médica permanece reduzida. Ao lado da literatura sobre o tema, o médico abordou outros assuntos, como os diferentes tipos de insulina existentes no mercado para controle da glicose no sangue e o porquê do desenvolvimento de toda essa variedade de insulinas.