Hospital do Subúrbio realiza Simpósio de Trauma

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio realiza Simpósio de Trauma

Programação do I Simpósio de Trauma do HS

Na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, acontece o I Simpósio de Trauma do Hospital do Subúrbio, que discutirá “O atendimento às urgências e emergências de causas externas”. O evento será às 13h, no Edf. Salvador Business & Flat, e é direcionado a profissionais de saúde. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.hospitaldosuburbio.com.br.

Serão realizadas três mesas-redondas sobre a epidemiologia do trauma na Bahia, a sistematização no atendimento ao traumatizado, e situações especiais no traumatizado. Na primeira, representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) apresentarão o contexto da violência e dos acidentes de trânsito no Estado. O coordenador da Emergência do Hospital do Subúrbio (HS), Gabriel Cunha, falará sobre o perfil epidemiológico do traumatizado segundo a experiência vivenciada no HS.

A dinâmica do atendimento pré-hospitalar e o Protocolo de Trauma do Hospital do Subúrbio serão os temas debatidos na segunda mesa-redonda, que terá a presença do coordenador do SAMU em Salvador, Ivan Paiva, e do coordenador da Linha Cirúrgica do HS, Divaldo Ribeiro. O terceiro momento abordará a abordagem ao paciente com choque hemorrágico, a coagulopatia em pacientes politraumatizados e o atendimento inicial ao neurotrauma.

As causas externas configuram o principal motivo de atendimento e internação de pacientes adultos e pediátricos no HS. No Brasil, elas representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a 9 anos, passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (10 a 49 anos) e a terceira posição entre a população acima de 50 anos. Entre as causas externas, os acidentes de trânsito e os homicídios representam as principais razões de internação e óbitos.