PROTIME discute desafios envolvendo a Sepse

Home Notícias do HS PROTIME discute desafios envolvendo a Sepse

Profissionais de saúde participaram do Programa de Treinamento

Profissionais do Hospital do Subúrbio (HS) e de outras instituições de saúde marcaram presença no Programa de Treinamento em Medicina Intensiva e Emergência (PROTIME), realizado dia 30 de novembro, no auditório do HS. Esse foi o segundo encontro do PROTIME ocorrido em 2019 e teve como tema “Desafios no reconhecimento e tratamento da Sepse”.

Durante toda a manhã, os participantes discutiram aspectos envolvendo o paciente séptico, o panorama da doença e dados estatísticos. Conhecida como “infecção generalizada”, a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção. Segundo o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), ela é responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil, alcançando uma alta mortalidade que chega a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30 a 40%.

O infectologista Rafael Hermida falou sobre o enfrentamento à resistência antimicrobiana

O cenário atual da Sepse foi apresentado, durante o PROTIME, pela coordenadora das UTIs Adulto do HS, Cyntia Lins. A palestra da médica foi seguida por explicações de especialistas, que abordaram assuntos específicos. O manejo da macro e micro-hemodinâmica na Sepse foi o tema da explanação do médico intensivista Raphael Pinto. A nefrologista Maria Brandão, coordenadora do setor de Ensino e Pesquisa do HS, falou sobre a disfunção renal na Sepse.

Os debates continuaram ao longo da manhã com o médico intensivista Daniel Peres, que falou sobre a disfunção respiratória na Sepse, o médico Tiago Freitas que tratou dos distúrbios hematológicos no paciente séptico, e o infectologista Rafael Hermida, que discorreu acerca da resistência antimicrobiana e como lidar com esse desafio.

O primeiro encontro do PROTIME ocorrido neste ano havia sido realizado no mês de abril. O Programa foi idealizado para promover o debate acerca de condutas e tópicos relativos ao cuidado em Medicina Intensiva e em Emergência.