Equipe do HS atende desejo de paciente com visita individualizada de animal de estimação

Home Notícias do HS Equipe do HS atende desejo de paciente com visita individualizada de animal de estimação

O paciente Márcio, seu cão Luky e a equipe multidisciplinar que se mobilizou para a visita

Há 19 dias internado no Hospital do Subúrbio (HS), o paciente Márcio Lima, 44 anos, teve o seu desejo realizado pela equipe da unidade hospitalar na tarde do dia 13 de fevereiro, após avaliação criteriosa de seu quadro clínico e verificada a necessidade de suporte emocional. Durante o horário de visitas, o paciente contou com a presença de um amigo especial, o seu cão Luky. Afastado do companheiro de todas as horas, Márcio pôde abraçar o amigo e matar a saudade, amenizando a dor causada pelo seu adoecimento e, como consequência, pela separação de seus cães.

Além de Luky, um legítimo cocker spaniel, o paciente tinha outro cão da mesma raça que, durante a sua ausência de casa, entrou em estado de tristeza profunda e sofreu de um mal-estar sem diagnóstico, seguido de eutanásia no animal. O fato provocou sofrimento ainda maior em Márcio, que já se encontrava fragilizado devido à sua internação enquanto paciente portador de doença renal crônica.

O reencontro de Márcio e Luky

O caso de Márcio acabou por mobilizar as equipes médica, de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do HS, que tomaram todas as providências para amenizar a sua dor, tudo pensado com cautela e segurança. O resultado foi a visita individualizada, na área externa do hospital, realizada seguindo protocolos e respeitando as normas da instituição. “Estou feliz demais por terem compreendido a minha aflição. Não tenho palavras para descrever o que senti, foi gratificante. A saúde melhora muito mais rápido assim”, disse Márcio.

“O caso deste paciente envolve uma história particular. O vínculo com os animais é forte e isso impacta diretamente no adoecimento dele, por conta da distância. A vinda de Luky proporciona um conforto emocional que nenhum de nós poderia dar. Só quem poderia amenizar essa dor era Luky, que agora vai dar ânimo ao paciente”, relatou a psicóloga Rafaela Matias.

Para Luciana Amorim, assistente social do HS, participar de um momento de humanização como este traz felicidade à equipe, ao ver o paciente alegre e satisfeito. “A visita fez bem ao paciente e ao animal. Trata-se de duas vidas que têm sentimento uma pela outra”, reforçou a assistente social Gabriele Gomes. A irmã do paciente, Meire Lima, responsável por levar o cão para a visita, mostrou seu contentamento: “Amei ver a alegria de meu irmão. Agradeço a toda a equipe que se mobilizou para tornar isso possível”.