HS comemora conclusão de turmas de Residência Médica

Home Notícias do HS HS comemora conclusão de turmas de Residência Médica

Médicos comemoraram o término das suas especializações

“Aqui aprendemos mais do que medicina. Aprendemos o que é o respeito aos pacientes e aos colegas de trabalho. A cobrança contínua dentro do hospital nos fez despertar sobre a importância da convivência harmônica no ambiente de trabalho e de que é possível fazer assistência de qualidade no Sistema Único de Saúde”. A gratidão e satisfação imbuídas na fala do ortopedista Matheus Soares estiveram presentes nos discursos dos demais médicos que participaram da cerimônia de conclusão das turmas de cinco programas de Residência Médica do Hospital do Subúrbio (HS), realizada no dia 18 de fevereiro, no auditório da instituição.

O evento reuniu gestores do HS, preceptores e 17 médicos que chegaram ao fim de suas especializações em Cirurgia do Trauma, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria ou Cirurgia Geral. Em seus pronunciamentos, os formandos expressaram a alegria de integrar a equipe do HS e de aprender em uma unidade de excelência. “Não vi nada igual ao Hospital do Subúrbio. Sempre soube que queria terminar a Residência aqui. Tenho a sensação de dever cumprido”, disse Marcela Rodrigues, concluinte da Residência em Clínica Médica.

Concluintes exibem seus certificados

A dedicação e o esforço dos residentes foram destacados pelo assistente da Diretoria, Jorge Motta, que convocou os médicos a praticar o que aprenderam seguindo os valores defendidos e exercitados no dia a dia do hospital. “Hoje é o início de um grande ciclo. É possível aplicar o que aprenderam aqui, com competência, humanidade e ética. Plantem esses ensinamentos por onde passarem. Assim, ensinarão e estimularão muitos colegas na sua caminhada”.

De acordo com o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira, o hospital consegue realizar hoje aquilo que foi sonhado anos atrás: formar médicos e demais profissionais da área de saúde que fossem capacitados da melhor forma e pudessem ser incorporados posteriormente ao hospital. “Ao longo dos anos, várias das pessoas que concluíram residências foram absorvidas nos diversos serviços, mostrando nossa crença na qualificação dos profissionais que estamos entregando para o mercado”, pontuou. Além de capacitar profissionais para as diversas instituições, o HS costuma retê-los em seus quadros. Ex-residentes integram o grupo de hospitalistas atual, estão na Emergência, no Serviço de Cirurgia Geral e na Clínica Médica.

Gestores do HS celebraram junto aos preceptores e residentes

“Sabemos que aqui conseguimos fazer o melhor para os nossos pacientes. Estamos com o coração em paz e muito bem formadas como pediatras”, afirmou a médica Aline Galy. Com um misto de alegria e gratidão, o coordenador da Linha Cirúrgica do HS e preceptor, Divaldo Ribeiro, dirigiu-se aos concluintes dos programas de Residência Médica em Cirurgia do Trauma e Cirurgia Geral. “Para mim, a palavra de hoje é orgulho. Orgulho de meus residentes. Quando começamos o projeto, sabíamos que ele daria muitos frutos. Hoje temos ex-residentes extremamente produtivos trabalhando no hospital”, destacou.