HS inaugura 20 leitos de UTI para pacientes graves com COVID-19

Home Notícias do HS HS inaugura 20 leitos de UTI para pacientes graves com COVID-19

Novos leitos da UTI exclusiva para pacientes com COVID-19

O Hospital do Subúrbio (HS) inaugurou, no dia 02 de maio, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes graves com diagnóstico de COVID-19. Os leitos fazem parte da nova estrutura do hospital, resultado de uma reforma na Unidade de Emergência que a transformou em UTI para atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus, encaminhados via Central Estadual de Regulação e provenientes de diversas cidades da Bahia. Essa UTI contará, ao final das obras, com 58 leitos no total.

No mesmo dia da abertura dos leitos, pacientes foram transferidos para o HS. No dia seguinte (03), 11 pacientes já se encontravam internados na unidade. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram investidos mais de R$ 2,4 milhões nos novos leitos. “Com a transferência de pacientes de outras regiões para a capital, nós conseguimos liberar esses leitos no interior e, com isso, o Estado pode ampliar o atendimento à população. É um esforço conjunto para não deixar os pacientes desassistidos”, afirma a subsecretária da Saúde, Tereza Paim.

Equipe do HS nos preparativos antes da abertura dos leitos

Na área externa do HS, um hospital de campanha com capacidade para 60 leitos de UTI está com obras avançadas, em fase de finalização. A previsão é de que esta unidade comece a funcionar em até duas semanas.

O diretor-técnico do Hospital do Subúrbio, Rogério Palmeira, destaca a importância do aumento do número de leitos no combate à COVID-19. “Com essa estratégia, a gente consegue se preparar para um eventual aumento muito grande de casos, assim como conseguimos dar o suporte adequado para os pacientes mais graves”, explica.