Militares das Forças Armadas doam sangue na unidade da Hemoba no HS

Home Notícias do HS Militares das Forças Armadas doam sangue na unidade da Hemoba no HS

Militar da Marinha em gesto solidário no posto da Hemoba

Vinte militares do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, estiveram no Hospital do Subúrbio (HS), no dia 23 de julho, participando de uma ação de doação de sangue. A coleta foi realizada na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) localizada no HS. A iniciativa teve como objetivo contribuir para a normalização dos estoques de bolsas de sangue, os quais estão em nível crítico devido à pandemia de COVID-19.

A coordenadora da Agência Transfusional do HS, Isa Lyra, destacou a importância da doação frente à necessidade urgente de transfusões de sangue. De acordo com a médica, entre 400 e 500 transfusões de sangue são realizadas por mês apenas no Hospital do Subúrbio. “Com a pandemia, tivemos uma diminuição do número de doações de sangue, e a demanda do hospital continuou. Além disso, temos 178 leitos com pacientes de COVID-19 sendo tratados, sendo que a demanda transfusional desses pacientes tem sido em torno de 26%”, informou Isa Lyra.

Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica aguardando sua vez para doar sangue

“Estamos aqui em prol da vida, para ajudar a população baiana”, disse o Capitão Pedro Macedo, representante do Comando Conjunto Bahia na ação desenvolvida no Hospital do Subúrbio. Desde março deste ano, quando iniciou suas atividades, o Comando Conjunto Bahia tem apoiado órgãos públicos na distribuição de material para mitigação dos efeitos da COVID-19, a exemplo de cestas básicas, e realizado a descontaminação de ambientes. Até o momento, já foram mais de 800 bolsas de sangue doadas pelo Comando.

A importância da ação e da contribuição por parte da população para atender à demanda dos pacientes por transfusão de sangue foi destacada pelo diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo. “Hoje, aproveitamos para fazer um convite à população civil para fazer a sua doação e queremos agradecer ao Comando Conjunto Bahia que está trazendo uma quantidade enorme de doadores”, disse.