CIHDOTT promove ação sobre doação de órgãos e tecidos

Home Notícias do HS CIHDOTT promove ação sobre doação de órgãos e tecidos

CIHDOTT realizou ação de conscientização em setores do hospital

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital do Subúrbio (HS) promoveu, no último mês, ação interna para reforçar a campanha nacional Setembro Verde. Com kits da campanha (boné, folheto explicativo, bombom, broche, caneta) fornecidos pela Central de Transplantes da Bahia, integrantes da CIHDOTT percorreram setores do hospital falando sobre o tema e realizando um quiz de forma descontraída. A intenção foi difundir o conhecimento e provocar a reflexão dos profissionais acerca do assunto.

Neste ano, a campanha Setembro Verde reforçou a importância de conversar com a família e informar a ela o desejo de ser um doador. No salão informativo do HS, momento em que profissionais do Serviço Social dão orientações e esclarecem dúvidas a acompanhantes e visitantes, o tema da doação de órgãos também esteve presente.

Painel exibiu informações sobre o processo de doação e dados da captação de órgãos e córneas na Bahia

Durante 5 dias, o HS publicou, em suas redes sociais, vídeos que tratavam do processo de doação, desde o diagnóstico de morte encefálica até a entrevista familiar, quando é dada a oportunidade para a família se pronunciar sobre a possibilidade de doação.  Os vídeos foram gravados com o neurologista Dr. Felipe Oliveira, o neurocirurgião Dr. Adroaldo Rossetti, a psicóloga Rafaela Matias e a assistente social Fernanda Almeida. O HS também convidou representantes de entidades religiosas para comentar sobre o tema, desmistificando a crença de que a religião é um obstáculo à doação.

Para destacar os dados da captação de órgãos e córneas no estado da Bahia, um painel foi montado no HS com as estatísticas da Central Estadual de Transplantes. De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 275 notificações de morte encefálica na Bahia, com 70 doações efetivas de múltiplos órgãos, e 3.841 notificações de córneas, com 211 doações. Nesse período, o Hospital do Subúrbio registrou 7 doações de múltiplos órgãos e 13 de córneas.