Campanha para doação de sangue conta com apoio de lideranças do Subúrbio Ferroviário

Home Notícias do HS Campanha para doação de sangue conta com apoio de lideranças do Subúrbio Ferroviário

Card de divulgação da campanha sensibiliza líderes comunitários quanto à doação

Com o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue atualmente em estado crítico, para beneficiar pacientes internados que necessitam de transfusão, o Hospital do Subúrbio (HS) iniciou, em 16 de fevereiro, uma campanha direcionada às lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A ação visa mobilizar os líderes que atuam nos diferentes bairros da região para que incentivem a população a doar sangue, contribuindo para salvar a vida de centenas de pessoas.

“O HS possui uma relação de confiança, transparência e parceria com os líderes comunitários do Subúrbio Ferroviário. Contamos com a colaboração deles neste momento em que o estoque de sangue encontra-se em nível preocupante”, diz a coordenadora de Serviço Social do HS, Fabiana Alves. No período de maio de 2020 a janeiro de 2021, foram realizadas cerca de 4,2 mil transfusões no hospital. A pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento na demanda por sangue. Os pacientes das unidades Covid representam de 30 a 40% do total de transfusões realizadas no Hospital do Subúrbio.

A campanha de doação voluntária de sangue, divulgada entre as lideranças comunitárias, faz um convite para que os interessados compareçam ao posto da Hemoba localizado no HS. O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para fazer a doação de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg; apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Também é preciso estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar por pelo menos 2 horas.