Equipe Multidisciplinar

Home Equipe Multidisciplinar

A equipe multidisciplinar do Hospital do Subúrbio é composta por profissionais de diversas áreas, com formações acadêmicas distintas, que trabalham integrados para o alcance de um único objetivo: prestar assistência de qualidade ao paciente. Por meio da inter-relação entre os diferentes profissionais, cada um com sua competência específica, é possível entender a real necessidade do paciente em cada caso, promovendo o seu tratamento de forma integral. Conheça os serviços que compõem a nossa equipe multidisciplinar:

O serviço de Farmácia Clínica do Hospital do Subúrbio tem como objetivo otimizar a terapêutica farmacológica, promovendo a cura ou prevenção da doença. Através da atividade do farmacêutico clínico, é assegurado o uso seguro e apropriado dos medicamentos, o que permite reduzir os erros com a medicação e melhorar significativamente os resultados que os pacientes obtêm com a terapêutica. A Farmácia Clínica contribui para a elaboração do plano terapêutico, desenvolvimento e implementação de protocolos clínicos, e ações educativas sobre a utilização racional dos medicamentos.

A Farmácia Clínica envolve toda ação praticada pelo farmacêutico voltada direta ou indiretamente para o paciente, a exemplo da farmacovigilância e discussão de casos clínicos com a equipe multiprofissional. O trabalho desses profissionais promove a melhora na adesão aos tratamentos farmacoterapêuticos, diminuição na incidência de reações adversas e interações medicamentosas, redução no tempo de internação e mortalidade dos pacientes, e diminuição de custos. O serviço contribui, portanto, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O serviço de Fisioterapia do Hospital do Subúrbio tem como objetivo prestar assistência para prevenir complicações e restaurar a capacidade funcional do paciente, contribuindo para sua reintegração na sociedade com maior independência e melhor qualidade de vida.

O fisioterapeuta integra a equipe multiprofissional e contribui para a elaboração do plano terapêutico, oferecendo uma assistência integral, humanizada e com foco na funcionalidade. Sua atuação é fundamentada nos protocolos institucionais e nos padrões assistenciais elaborados pelo serviço. A avaliação qualitativa da assistência fisioterapêutica é realizada através da supervisão da prática e das auditorias dos registros em prontuário, sendo o seu resultado uma ferramenta de apoio à gestão em prol da segurança e qualidade do atendimento prestado.

Pensando ainda na segurança e qualidade assistencial, o serviço promove ações educativas para os pacientes e acompanhantes através da elaboração de informativos ilustrativos como, por exemplo, a Cartilha de Prevenção do Tromboembolismo Venoso e o Diário de Caminhada, contribuindo, assim, para a cultura de mobilização precoce e deambulação nos pacientes internados na instituição, reduzindo os riscos relacionados à imobilidade.

O serviço de Fisioterapia dispõe de recursos na área de eletroterapia (TENS, FES, ULTRASSOM), equipamentos de ventilação não invasiva (BIPAP e CPAP), máquina de mobilização passiva contínua (CPM), ventilômetro, manuvacuômetro, bolas suíças, halteres, caneleiras, thera band, entre outros equipamentos. Além disso, promove o desenvolvimento de profissionais com programas de treinamento interno, a exemplo das reuniões científicas periódicas e das capacitações nas áreas assistenciais.

 

O serviço de Fonoaudiologia do Hospital do Subúrbio avalia, diagnostica e trata os distúrbios da deglutição em pacientes adultos e pediátricos, com o objetivo de prevenir complicações respiratórias, desidratação e desnutrição, atuando em conjunto com a equipe multiprofissional do hospital.

O fonoaudiólogo assiste o paciente no momento da alimentação, orientando a família e a equipe em relação à escolha da consistência alimentar, postura durante a alimentação e escolha do utensílio, tornando a função alimentar segura, o que diminui e previne riscos respiratórios, sendo esta uma das causas que mais retardam a recuperação do paciente. O grupo de fonoaudiólogos do HS atende os pacientes diariamente, otimizando a recuperação e diminuindo o tempo de permanência no hospital.

 

O serviço de Nutrição realiza a produção e a distribuição de todos os alimentos hospitalares, atendendo tanto pacientes quanto acompanhantes e funcionários do hospital. Seu principal objetivo é garantir a assistência nutricional, monitorando o estado nutricional e orientando a alimentação de pacientes e acompanhantes durante a internação e na alta. Possibilita uma intervenção nutricional adequada de forma a auxiliar na recuperação ou manutenção do estado de saúde do paciente.

Atenta à importância da segurança alimentar para a garantia do controle de qualidade das refeições produzidas, a equipe de Nutrição atua seguindo as determinações do manual de boas práticas e exigências da Vigilância Sanitária.

O serviço está dividido em duas frentes: nutrição clínica e de produção. Na nutrição clínica, é feito o acompanhamento do paciente durante toda a sua internação, desde o levantamento dos hábitos alimentares e possíveis alergias, através de anamneses, passando pelo registro dos atendimentos nutricionais até a avaliação das dietas. Os nutricionistas da área clínica priorizam, portanto, o cuidado dietoterápico, interagindo positivamente com toda a equipe multidisciplinar. As dietas dos pacientes incluem desjejum, colação (lanche da manhã, servido apenas a pacientes pediátricos ou adultos em condições específicas), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

A área de produção, por sua vez, é responsável pelas refeições dos acompanhantes, visitantes e funcionários do hospital, bem como dos pacientes. Logo, o serviço de Nutrição também planeja, elabora e confecciona cardápios para atender acompanhantes e colaboradores do Hospital do Subúrbio.

Além da produção de refeições, o serviço produz para o setor de Pediatria dietas enterais, que são fórmulas acondicionadas em frascos e administradas por sondas para pacientes que não conseguem se alimentar por via oral.

 

O adoecimento é considerado um evento potencialmente traumático, ocasionando, normalmente, sofrimento biopsicossocial. O psicólogo hospitalar, frente a essa realidade, tem como função ajudar o paciente e seus familiares no desenvolvimento e fortalecimento de estratégias de enfrentamento à experiência do adoecimento, buscando minimizar a carga psicoemocional associada à doença e à hospitalização.

O serviço de Psicologia do Hospital do Subúrbio (HS) realiza a avaliação, suporte e acolhimento a pacientes e familiares em todas as unidades de internação. A psicologia hospitalar do HS objetiva direcionar o olhar aos aspectos subjetivos envolvidos no adoecer, respeitando a individualidade de cada paciente e, assim, humanizando o atendimento hospitalar.

O Serviço Social no Hospital do Subúrbio (HS) propõe-se a atender as demandas apresentadas pela população usuária, prestando assistência humanizada com qualidade aos sujeitos partícipes do processo saúde/doença, com um olhar crítico e reflexivo. Tudo isso respeitando e valorizando o contexto social, econômico e cultural em consonância com os princípios e diretrizes do Código de Ética do Serviço Social, que direciona o exercício profissional do assistente social.

É nesse contexto que o Serviço Social do HS se apresenta à população usuária, viabilizando e garantindo acesso à saúde e aos serviços dispostos na unidade hospitalar, através de orientações, encaminhamentos, socialização de informações em abordagem individual e grupal de forma horizontal, validando a ação da democracia e reafirmando que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal integrante da cadeia de informação para a melhoria da assistência à comunidade. A equipe de assistentes sociais do HS atua em período integral (diurno e noturno).