Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Leptospirose e chuvas
Qual a relação?

Transmitida pela urina de alguns animais, principalmente dos ratos, a leptospirose é uma doença infecciosa febril e potencialmente grave, que ocorre no mundo inteiro com exceção das regiões polares. É causada pela Leptospira interrogans, bactéria que é encontrada nos rins desses animais e eliminada pela urina. Quando, em consequência das chuvas, acontecem inundações ou mesmo a formação de grandes poças, a bactéria se espalha pela água, criando um cenário propício para a contaminação da população.

Se crianças e adultos entrarem em contato com essa água suja e contaminada, a bactéria pode penetrar por uma lesão na pele, ainda que sejam pequenos ferimentos, ou pelas mucosas (olhos, nariz, boca) e causar a leptospirose. A pessoa também pode ser infectada através da ingestão de água e alimentos contaminados.

Estudos comprovam que a falta ou a ineficácia de redes de esgoto e drenagem de águas pluviais, bem como a coleta de lixo inadequada, contribuindo para os alagamentos nas cidades, são condições favoráveis à contaminação de grande número de pessoas e à ocorrência de surtos da doença.

Inundações favorecem contaminação pela bactéria leptospira

A enfermeira Edleide Xavier, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital do Subúrbio, explica que os sintomas iniciais se assemelham aos de uma gripe forte, como febre, dores musculares e pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, náuseas, vômitos, dor de cabeça e olhos com coloração amarelada. “Se alguém apresentar esses sintomas depois de ter contato com a água de chuva empoçada, com água de enchente ou com lama deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa”, alerta Edleide. Ela ressalta que a leptospirose, quando tratada, tem cura.

Os cuidados para evitar contaminação pela bactéria incluem medidas simples e que podem ser adotadas por qualquer pessoa. Proteger-se das poças d’água, próximas a áreas de lixo, bueiros e esgotos, usando botas de borracha, além de lavar garrafas e latas de alimentos e bebidas industrializadas antes do consumo são algumas delas.