Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Sesmt implanta programa de avaliação de indicadores de prevenção e desempenho

Planilha para avaliação dos indicadores

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”. Ao citar o estatístico e professor norte americano William Edwards Deming, ícone da Gestão da Qualidade no mundo, a engenheira de Segurança Valeschka Bacelar deixa claro o comprometimento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital do Subúrbio (HS) com a melhoria contínua dos processos, através da avaliação de indicadores de desempenho institucional.
Para possibilitar a análise dos processos de segurança do trabalho do HS, foi criado o Indicador de Prevenção e Desempenho (IPD) – Programa de Gestão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SMS) – para acompanhar a atuação das empresas parceiras que prestam serviços no HS. O programa, segundo Valeschka Bacelar, tornará mais objetiva a reunião da Comissão de Segurança que passará a ocorrer a cada três meses, e não mais uma vez ao mês.
“Para nos certificarmos se a gestão está correta, detectamos a necessidade de criar um ‘painel de instrumento’, com um conjunto de indicadores monitorando o seu desempenho e indicando se a organização está indo bem ou não”, explica a engenheira de Segurança. Os indicadores para acompanhamento das ações das empresas parceiras, integrantes da Comissão de Segurança, incluem índices de esforço preventivo e de evolução de desempenho.
Neste mês de setembro, cada empresa deve criar seu programa de segurança, estabelecendo metas. Uma planilha desenvolvida pelo Sesmt contendo os itens de acompanhamento, tais como treinamentos, campanhas de prevenção, número de acidentes investigados e demais ações deve ser preenchida.
Primeiramente, os parceiros informarão a freqüência e a previsão do número ou percentual de ações a serem efetivadas. Após essa etapa, a partir de outubro, as empresas deverão informar, até o quinto dia útil de cada mês, o quantitativo realizado e os resultados. Os itens informados nas planilhas serão auditados pelos membros da Comissão de Segurança, para verificação do cumprimento das metas inicialmente estabelecidas.
De acordo com a equipe do Sesmt, as empresas parceiras que, após um ano, apresentarem desempenho destacado serão premiadas nas categorias ouro, prata e bronze. Elas serão avaliadas quanto aos seguintes aspectos: planejamento; desenvolvimento de sistema; medição, monitoramento e ação corretiva; e resultados.

Acidente zero

A análise dos indicadores de prevenção e desempenho ainda contribuirá para o alcance da meta do Sesmt de “acidente zero”. Pesquisa realizada pela equipe aponta que é preciso reforçar a conscientização dos colaboradores do HS sobre os perigos de acidentes com risco biológico. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 18 acidentes com risco biológico contra quatro acidentes típicos diversos e oito de trajeto. Das 18 ocorrências, 12 estão relacionadas ao descarte inadequado de resíduos.
No dia 31 de agosto, foi lançada a Campanha Acidente Zero, disposta em quadros acrílicos nas unidades do hospital e em displays no refeitório, para sensibilizar os profissionais do hospital quanto à questão.

Author Info

rodrigo

Comentário ( 1 )

  • Parabens a toda equipe. Continuem trabalhando juntos e tudo dará certo. grande abrç Valeschka!

Deixe seu comentário