Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Programação especial dá boas-vindas à primavera

Momento musical com pacientes e acompanhantes no solarium

Desde o dia 23 de setembro que a estação das flores chegou no hemisfério sul. As boas-vindas à primavera no Hospital do Subúrbio (HS) contou com programação especial nas enfermarias pediátricas, idealizada pelo Serviço de Psicologia da unidade hospitalar. Em 27 e 29 de setembro, as atividades envolveram as crianças, suas mães e demais acompanhantes que participaram de uma sessão de cinema e de uma roda de música, com direito a dança e canções infantis com referências à natureza e à primavera.
Flores de papel crepom confeccionadas em uma oficina de artesanato por mães e outras acompanhantes das enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas foram distribuídas a todos os pacientes das enfermarias de adulto. A entrega das flores foi acompanhada de música, executada em voz e violão pela voluntária Carla Suzart, e da descoberta de talentos entre os pacientes.
A psicóloga Ticiana Lima relata que, na ocasião, um paciente se autointitulou “cantor do Hospital do Subúrbio” e pediu à voluntária Carla Suzart para tocar um “lá maior”. Prontamente atendido, cantou e recitou poesias. “Cantamos uma variedade de estilos musicais, alguns solicitados pelos pacientes, arrancamos muitos sorrisos e nos emocionamos em muitos momentos ao perceber o efeito que ações como esta geram em nossos pacientes, proporcionando um ambiente humanizado”, diz Ticiana Lima.
Para Ticiana, a música age como recurso terapêutico, proporcionando momentos descontraídos aos pacientes, sejam crianças, adultos ou idosos, restritos ou não ao leito. “A música não só altera nosso estado de espírito como facilita a expressão de emoções e a comunicação interpessoal”, pontua.
Além da visita nos leitos, as psicólogas Ticiana Lima e Patrícia Brito reuniram as mães da UTI Pediátrica, as crianças e acompanhantes das duas enfermarias no solarium do HS, espaço ao ar livre situado entre as enfermarias da Pediatria. As atividades também tiveram uma pausa para a realização de um lanche, com bolo de chocolate no cardápio, o que provocou resultados animadores. “Esse bolo fez uma criança sair do leito e voltar a se alimentar”, comenta Ticiana. E assim, em meio a flores de papel crepom e muita música, a primavera chegou para os pacientes do Hospital do Subúrbio.

Author Info

rodrigo

Comentário ( 1 )

  • Maria Celeste de Sousa Castro

    A psicóloga Ticiana e demais membros da equipe de psicologia estão de parabéns por fazerem valer a voz e a vez da expressão criativa das crianças.
    Que a música,em suas inúmeras possibilidades de cura,seja sempre uma grande aliada nos processos de apoio terapêutico nesta humana assistência da Pediatria do Hospital do Subúrbio!
    Agradeço a partilha.

Deixe seu comentário