Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Alunos do curso de Técnico em Enfermagem têm aula inaugural

Aulas para formação de técnicos em enfermagem ocorrerão no HS

Os aprovados no processo seletivo para o Curso de Técnico em Enfermagem do Subúrbio Ferroviário de Salvador, promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) em parceria com o Hospital do Subúrbio (HS), participam de aula inaugural no dia 21 de dezembro, às 8h, no auditório do HS. A aula contará com a presença da diretora médica do hospital, Lícia Cavalcanti, do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e de representantes do Subúrbio Ferroviário.

Trinta alunos foram selecionados após realização de prova que mediu seus conhecimentos em saúde e demais disciplinas, e comprovação do requisito básico de serem moradores do Subúrbio Ferroviário. O curso, que terá início em 3 de janeiro de 2012, objetiva a habilitação profissional dos estudantes em técnicos em enfermagem, cuja atividade é considerada essencial para a prevenção de doenças e agravos, recuperação e promoção da saúde de pacientes.

Em uma carga horária de 1800 horas, sendo 1200 de aulas teóricas e práticas e 600 horas de estágios supervisionados, os alunos serão acompanhados e avaliados por corpo docente, composto em sua maioria por profissionais do HS. As aulas teóricas ocorrerão em salas de treinamento do hospital, sendo que as aulas de laboratório serão desenvolvidas na EFTS, local cuja estrutura foi projetada especialmente para a realização dessas práticas. Quanto aos estágios supervisionados, serão desenvolvidos preferencialmente no próprio HS e em articulação com a comunidade e outros serviços.

O curso é constituído de três módulos, cada um com cinco unidades didáticas. Os assuntos vão desde a análise do processo saúde-doença, políticas públicas de saúde, a promoção e recuperação da saúde de indivíduos e grupos específicos, até a participação da vigilância em saúde na atenção básica e na assistência de alta complexidade. Durante o desenvolvimento dos módulos, também ocorrerão debates, construção de painéis e cartazes, apresentação de vídeos, simulações, articulação com a comunidade através de feiras de saúde, dentre outros instrumentos que serão utilizados no processo de aprendizagem.

A intenção é que, ao final do curso, os novos técnicos em enfermagem estejam aptos a contribuir na melhoria da qualidade da atenção à saúde prestada à população, atuando em unidades de saúde. Para a Direção do HS, a realização do curso através do hospital contribuirá para a contratação posterior de alunos que tenham desempenho destacado, possibilitando a sua integração à equipe de Enfermagem da unidade hospitalar.

Author Info

rodrigo

Comentários ( 2 )

  • Lenilde conceição santos

    Vcs são dez,e so o inicio, muitas coisas vai acontecer para o beneficio dos moradores do subúrbio.

  • Anderson prado

    Parabens pela iniciativa a população bahiana e principalmente os moradores do suburbio agradecen. É uma iniciativa muito louvavel não poderemos deixar de divulgar este trabalho maravilhoso

Deixe seu comentário