Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Projeto de Humanização tem início com oficina de decoração junina

Pacientes e profissionais do HS produzindo material de decoração para o São João

O Hospital do Subúrbio aproveitou o período de festejos juninos para dar início ao mais novo projeto multidisciplinar da instituição, de Humanização do Atendimento Hospitalar aos pacientes portadores de doença renal crônica. Com o objetivo de proporcionar acolhimento por meio de ações humanizadas, o projeto promoveu, em sua primeira atividade, no dia 18 de junho, uma oficina de confecção de artigos de São João para decorar o Espaço de Convivência do HS e a sala de TV próxima à Enfermaria Térreo.

Foram os próprios pacientes da Enfermaria Térreo que produziram a ornamentação, junto a profissionais de diferentes setores, como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia. Os enfeites já estão decorando o ambiente onde ocorrerá a festa de São João do HS para pacientes, no dia 22 de junho, e que contará com a escolha do rei e da rainha do milho.

Ambiente foi decorado com bandeirolas e balões

O engajamento dos pacientes na criação do material foi destacado pela coordenadora de Serviço Social, Simone Alencar. Ela relata que ações como essa retiram o paciente da ociosidade e promovem sua interação com a equipe multidisciplinar e com outros pacientes, fortalecendo vínculos.

O trabalho manual de confecção dos enfeites, como bandeirolas, balões e fogueiras, fez parte da primeira etapa do Projeto Multidisciplinar de Humanização, direcionado aos pacientes renais. Para as próximas etapas estão previstas novas atividades de lazer e outras que promovam autoconhecimento, contribuindo para que pacientes tenham o entendimento da sua doença e compreendam o processo pelo qual estão passando.

De acordo com a Dra. Isis Rangel, da Clínica Médica, as atividades permitem que o paciente saia da rotina e criam uma nova motivação, levando alegria ao ambiente. “Cada categoria profissional dará sua contribuição ao projeto, promovendo ações lúdicas, prazerosas e de aprendizado”, sinaliza Dra. Isis.

Author Info

Rosana Cavalcanti