Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Curso de BLS ensina técnicas de reanimação cardiopulmonar

Curso combina teoria com exercícios práticos

O Hospital do Subúrbio promoveu no dia 10 de novembro, por meio do seu Setor de Ensino e Pesquisa, o 13º Curso de Suporte Básico de Vida, mais conhecido pela sigla BLS (Basic Life Support). O treinamento, realizado no auditório do hospital, foi ministrado por uma equipe da Laeme (Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas da UFBA), tendo como enfermeiro coordenador Iuri Alexandrino, do HS.

Turma do 13º curso de BLS

O curso contou com a participação de 31 profissionais, entre técnicos e estagiários de enfermagem, enfermeiros e enfermeiro trainee, técnico de patologia e auxiliares administrativos. Os alunos receberam explicações teóricas e realizaram exercícios práticos com a utilização de manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar. Entre os assuntos abordados estão o reconhecimento e o tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação. 

O curso BLS é destinado aos profissionais de saúde em geral e apresenta as diretrizes do atendimento cardiovascular e das emergências cardiológicas. Tem como objetivo treinar equipes de profissionais de saúde com o intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares, assim como evitar o agravo de lesões já existentes ou novas lesões.

Author Info

Rosana Cavalcanti