Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

SIPAT 2018 promove conscientização com exposições e palestras

Estande sobre saúde bucal

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital do Subúrbio reuniu centenas de colaboradores e atraiu os olhares de pacientes e familiares que andavam pelo corredor térreo do hospital, próximo ao Espaço de Convivência. De 19 a 23 de novembro, estandes com exposição de temas relacionados a comportamento seguro no ambiente de trabalho e à saúde do trabalhador revezavam-se no local, ao mesmo tempo que palestras aconteciam na sala térreo e no auditório do HS.

Dando início à SIPAT 2018, o diretor-técnico do HS, Jorge Motta, falou aos profissionais presentes no auditório no dia 19, seguido do presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Rodolfo Mattos, que ressaltou a importância da Semana. A SIPAT tem como objetivo chamar a atenção dos colaboradores e conscientizá-los quanto aos riscos existentes e as medidas preventivas, bem como atitudes que garantem uma vida saudável. Na abertura do evento, foi realizada apresentação sobre “Segurança viária e mudança de comportamento”, com o palestrante convidado Galdino Leno, da Transalvador. A educação de pedestres e condutores no trânsito foi o foco da palestra.

O presidente da CIPA, Rodolfo Mattos (à esq.), junto à equipe de Segurança do Trabalho e a Galdino Leno (centro), da Transalvador

Segundo Rives Vasconcelos, técnico de Segurança do Trabalho do HS, a SIPAT se une às outras ações praticadas frequentemente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), como os Diálogos Diários de Segurança, mas se diferencia pela abrangência ao atingir uma ampla gama de setores.

Durante a semana, profissionais da equipe multidisciplinar do HS fizeram explanações sobre assuntos diversos. A equipe de Nutrição falou sobre alimentação saudável, profissionais do SESMT trataram do fluxo de acidente de trabalho e comportamento seguro, e enfermeiros do HS debateram sobre riscos de acidentes nas áreas assistenciais, descarte de resíduos e higiene das mãos. Brindes e panfletos educativos foram distribuídos ao público presente.

Colaboradores participaram da SIPAT

Convidados de outras instituições como o SESC, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), também interagiram com os colaboradores. A técnica de saúde bucal do SESC, Evanice Farias, explicou como realizar corretamente a higiene bucal e quais as doenças mais comuns. “A saúde começa pela boca”, afirmou, destacando a necessidade de sempre se fazer prevenção.

Essa foi a 8ª edição da SIPAT do HS, que elegeu como tema “Prevenção de Acidentes: Um compromisso de todos”.

Author Info

Rosana Cavalcanti