Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

HS é premiado com Troféu Amigo do Transplante

Dr. Jorge Motta recebeu o troféu das mãos de Luiz Aragão, pai de paciente doador de órgãos

Maior captador de órgãos do estado da Bahia em 2018, o Hospital do Subúrbio (HS) foi premiado com o Troféu Amigo do Transplante, na categoria “Instituição Doadora de Órgãos e Tecidos para Transplante”. O evento de premiação, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), ocorreu no auditório da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina, no dia 11 de dezembro, homenagendo profissionais, empresas e instituições que se destacaram ao longo do ano contribuindo para o desenvolvimento e divulgação do processo de doação e transplante no estado.

Jorge Oliveira (dir.), Rita de Cássia, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Jorge Motta e Simone Alencar

Representando o HS estavam Jorge Oliveira, diretor-presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela gestão e operação do hospital; o diretor técnico do HS, Jorge Motta, e Simone Alencar, coordenadora do Serviço Social e membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). A entrega do Troféu foi feita por Luiz Nunes de Aragão, pai de paciente internado no Hospital do Subúrbio, cujos órgãos foram doados pela família em um gesto de amor e solidariedade a quem deles necessitava. A doação de múltiplos órgãos do paciente foi realizada em agosto deste ano e somou-se aos demais casos de resposta positiva para doação, resultado do trabalho de sensibilização praticado pela equipe de Serviço Social da instituição.

Dr. Jorge Motta e Simone Alencar entregam o troféu à CIHDOTT do HS

No dia seguinte à entrega do troféu, o diretor técnico do HS reuniu os membros da CIHDOTT no auditório do hospital para receberem o prêmio. Na ocasião, Dr. Jorge Motta parabenizou a equipe e contou detalhes do evento de premiação.

De janeiro a setembro de 2018, o HS foi líder na Bahia na captação de múltiplos órgãos e córnea para doação. Nesse período ocorreram 25 doações efetivas de múltiplos órgãos advindas do Hospital do Subúrbio. O HS foi o maior captador, seguido do Hospital Geral do Estado (HGE) com 13 doações e do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) com 10 doações. No estado, foram 93 doações de múltiplos órgãos no total.

Em relação à doação de córnea, o HS registrou 96, liderando no número de captações, seguido pelo HGVC com 77 doações e pelo HGE com 35, num total de 437 doações de córnea na Bahia.

Author Info

Rosana Cavalcanti