Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Sessão clínica discute critérios de indicação para cuidados paliativos

As médicas Cyntia Lins, Fernanda Santana e Isis Rangel falaram sobre o tema

Médicos, profissionais da equipe multidisciplinar e estudantes que atuam no Hospital do Subúrbio (HS) participaram, no dia 5 de fevereiro, no auditório da instituição, de sessão clínica para debater sobre o perfil e identificação de pacientes com indicação de cuidados paliativos. A coordenadora das UTIs Adulto e do Comitê de Risco, Cyntia Lins, e as hospitalistas da Clínica Médica Isis Rangel e Fernanda Santana trouxeram o tema para análise, com discussão de casos.

Profissionais lotaram o auditório do HS

Durante a sessão, os participantes interagiram fazendo avaliações e perguntas, além de tecerem comentários. Essa foi a primeira sessão clínica realizada no HS para discutir sobre a prática dos cuidados paliativos. Até o fim do semestre, haverá uma sessão por mês. A segunda sessão clínica já está agendada para o dia 14 de março. De acordo com a Dra. Cyntia Lins, “o propósito das sessões é melhorar o entendimento institucional sobre cuidados paliativos, contribuindo para a desmistificação de conceitos e discutindo temas relacionados ao cuidado paliativo, aplicados à prática clínica”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como “uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio de prevenção e do alívio do sofrimento”. Ainda segundo a OMS, a abordagem “requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor, além de outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.

Author Info

Rosana Cavalcanti