Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

HS adere a campanha de doação de sangue no Carnaval

O cantor Bell Marques integra a campanha de doação de sangue da Hemoba

O Hospital do Subúrbio (HS) aderiu à campanha que a Fundação Hemoba preparou para o período do carnaval. Com o slogan “Essa letra não pode faltar no Carnaval – Doe Sangue”, a campanha tem como objetivo aumentar o número de doadores de sangue, sensibilizando a população sobre a importância de manter o estoque seguro, diante do risco potencial de crescimento da demanda durante a festa.

Na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a Hemoba conta com uma unidade de coleta localizada no Hospital do Subúrbio. Para incentivar colaboradores, familiares de pacientes e visitantes, o HS realiza, na semana anterior ao carnaval, divulgação interna com entrega de material informativo, incluindo panfletos da campanha da Hemoba.

Nas peças de publicidade, é feita uma associação das letras que identificam os tipos sanguíneos (A, B, AB e O) com as letras de músicas tocadas na folia momesca. Para ajudar na mobilização, a Hemoba contou com o apoio dos artistas Márcio Victor, Léo Santana, Bell Marques e Ivete Sangalo.

O posto da Hemoba no HS está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, e terá funcionamento normal nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (quinta e sexta-feira de Carnaval). Não haverá atendimento nos dias 4, 5 e 6.

Já na unidade sede da Hemoba, localizada na Ladeira do HGE, em Brotas, o funcionamento é normal durante todo o carnaval. Segundo a Fundação, os atendimentos aos doadores acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No sábado, o cadastro de interessados encerra-se às 12h30. Na Quarta-feira de Cinzas a Hemoba faz uma pequena pausa no período da manhã e retorna com atendimentos a partir das 13h.

Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto; pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Author Info

Rosana Cavalcanti