Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Programa de Treinamento do HS tem palestras sobre Neurointensivismo

Dr. Cícero Macedo falou das condutas iniciais em pacientes com neurotrauma

Uma série de palestras tratando de temas diversos em Neurointensivismo reuniu cerca de 80 profissionais do Hospital do Subúrbio (HS) no dia 13 de abril, no auditório da instituição. Organizado pela coordenadora das UTIs Adulto e do Comitê de Risco do HS, Dra. Cyntia Lins, com apoio do setor de Ensino e Pesquisa, o evento foi uma capacitação do Programa de Treinamento em Medicina Intensiva e Emergência do HS – PROTIME.

Dr. Adroaldo Rossetti, Dr. Felipe Oliveira e Dra. Cyntia Lins, juntos no PROTIME

Colaboradores de diferentes especialidades e áreas do hospital estiverem presentes, debatendo técnicas, métodos e formas de manejo de pacientes. Neurocirurgião do HS, o médico Cícero Anderson Macedo deu início à programação, falando da abordagem inicial ao paciente com neurotrauma. Em seguida, o neurocirurgião Adroaldo Rossetti abordou o diagnóstico e manejo do paciente com hipertensão intracraniana, bem como indicações para realização da craniotomia descompressiva, que é um método cirúrgico utilizado para redução imediata da pressão intracraniana.

O manejo de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico e de pacientes com AVC hemorrágico foi o tema da apresentação do médico neurologista Felipe Oliveira. Encerrando os debates, a coordenadora de Enfermagem da Emergência do HS, Milene Aguiar, tratou dos cuidados de enfermagem no paciente neurocrítico.

Criado com o objetivo de discutir condutas e debater temas relativos ao cuidado em Medicina Intensiva e em Emergência, o PROTIME promoverá encontros a cada trimestre, envolvendo profissionais de saúde do HS.

Author Info

Rosana Cavalcanti