Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Reações adversas à transfusão é tema de sessão clínica

A hematologista Isa Lyra discutiu casos práticos com participantes da sessão clínica

Médicos residentes do Hospital do Subúrbio (HS), corpo clínico e internos estiveram reunidos, no dia 28 de maio, em Sessão Clínica de Hemoterapia e Hematologia, realizada na instituição. Ministrada pela hematologista Isa Lyra, a sessão tratou das reações agudas adversas à transfusão de sangue, como identificá-las para tratamento adequado e formas de evitá-las.

A capacitação contou com explanação teórica e oficina de casos práticos. Segundo a Dra. Isa Lyra, o tema é pouco falado durante a graduação nas faculdades de Medicina. Ela explica que há reações transfusionais passíveis de ocorrer, mas alerta que há casos em que decorrem de erro, sendo necessário evitar falhas no processo. A hematologista ressalta a importância da identificação correta dos dados do paciente e avaliação criteriosa após a tiragem sanguínea.

Desde abril deste ano o setor de Ensino e Pesquisa do HS vem promovendo sessões clínicas de hemoterapia e hematologia. A primeira ocorreu no dia 30 daquele mês e discutiu o protocolo de terapia transfusional no HS. Os próximos encontros estão programados para 25 de junho e 29 de julho, tendo como temas “Interpretação do hemograma” e “Anemia no paciente renal crônico e aspectos transfusionais”.

Author Info

Rosana Cavalcanti