Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Atividades educativas e culturais marcam Semana de Enfermagem HS

Sarau da SCIH teve paródias e cordel

Palestra e dinâmica motivacionais, apresentações musicais e literatura de cordel, cuidados com o rosto e corpo, jogos educativos. Essas foram as atividades que movimentaram o Hospital do Subúrbio, durante dos dias 29 e 30 de maio, em comemoração à Semana de Enfermagem. Profissionais dos diversos setores do hospital uniram-se à equipe de Enfermagem em dois dias de ações voltadas à difusão de conhecimento de forma lúdica e à valorização da própria autoestima.

“Comprometimento profissional” foi o tema da palestra da psicóloga Walkyria Camarotti, que falou sobre a construção de vínculo com o local de trabalho e do fortalecimento da autonomia por parte dos profissionais. A assessora técnica do HS, Lícia Cavalcanti, enfatizou a importância do autocuidado e da melhoria da autoestima, fazendo menção às atividades da Semana de Enfermagem como um “afago trazido para todos nós, por meio da Gerência de Segurança do Paciente”.

Profissionais de diversos setores se apresentaram no Sarau da Saúde

Um sarau promovido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) levou música, poesia e literatura de cordel, tendo como tema a higienização das mãos. Releituras de canções famosas foram criadas pelo SCIH, cantando em seus versos como prevenir a infecção hospitalar. Outro momento musical também reuniu o público, dessa vez revelando talentos no Sarau da Saúde. Quem sabia cantar, soltou a voz e deu sua contribuição para tornar ainda mais animada a Semana de Enfermagem.

Participantes testaram seus conhecimentos respondendo ao quiz

“O evento deu oportunidade para as pessoas mostrarem seus talentos. Também é importante ver a integração entre os profissionais de vários setores participando da Semana”, afirmou Roberta Costa, coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico. As assistentes de Pessoal Aldemira Brito e Vânia Rebouças compartilharam da mesma opinião, além de ressaltarem a alegria que tomou conta do hospital. “Existe algo mais bonito do que ver as pessoas sorrindo?”, constatou Vânia.

A Semana de Enfermagem do HS ainda contou com jogos de perguntas, os conhecidos “quiz”, que testavam conhecimentos sobre higienização das mãos e ética em Enfermagem. Um estande de cursos de atualização profissional em Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia foi montado no local, próximo ao Espaço de Convivência do hospital. Sessões de maquiagem e de estética facial e corporal atraíram os profissionais de saúde que, acostumados a sempre cuidar do outro, reservaram alguns minutos da sua rotina para cuidar de si.

Author Info

Rosana Cavalcanti