Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Equipe do HS realiza aulas e palestras em eventos da área médica

Drs. Adroaldo Rossetti, Washington Oliveira e Cláudio Márcio, no curso para residentes

O diretor técnico do Hospital do Subúrbio (HS) e um grupo de neurocirurgiões que atuam na instituição participaram, ao lado de outros especialistas, como palestrantes do Curso Nacional dos Residentes, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, nos dias 19 a 21 de abril, no Hotel PortoBello, em Salvador.

O curso é direcionado a residentes de Neurocirurgia do país e ocorre em seis capitais brasileiras, em datas distintas até novembro deste ano. Em Salvador, o programa de ensino incluiu temas diversos, dirigidos a residentes dos grupos R1 e R2. Abrindo a programação do curso, no dia 19, o neurocirurgião do HS Washington Luiz de Oliveira falou sobre “Formação do tubo neural e correlação com as principais síndromes clínicas”. Ao longo do dia, o médico deu mais duas aulas sobre “Anatomia dos nervos cranianos” e “Organização funcional do Sistema Nervoso Central – núcleos e vias”.

No dia seguinte, foi a vez do neurocirurgião do HS Adroaldo Rossetti explanar sobre “Hipertensão intracraniana”. O neurocirurgião Cláudio Márcio de Souza ministrou aula com o tema “TCE – Ping pong and growing fracture”. Dr. Washington Luiz de Oliveira também deu sua contribuição, explicando sobre “TRM – Síndromes medulares”. Fechando a programação do dia 20, o neurocirurgião do HS Cícero Anderson Tavares tratou do “Pré e pós-operatório em neurocirurgia”, seguido da palestra do diretor técnico do HS, Jorge Motta, que discorreu sobre Bioética.

O último dia do curso em Salvador contou com aulas de Dr. Adroaldo Rossetti (“Hidrocefalias – Terceiro ventriculostomia e complicações”) e do Dr. Cláudio Márcio (“Mielomeningocele – Tratamento pré e pós-natal” e “Encefalocele anterior e posterior”), além de especialistas de outras instituições.

Profissionais que integram a equipe do HS também estiveram presentes no II Simpósio de Cirurgia Geral, promovido pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral Ernesto Simões Filho. Realizado na capital baiana, nos dias 1 e 2 de junho, o evento contou, no módulo de Trauma, com palestra do Dr. Adroaldo Rossetti que explicou “como conduzir o traumatismo cranioencefálico”. A moderadora do módulo foi a médica do HS Ana Célia Romeo.

Capacitação – Além de contribuir para a formação de residentes e de promover o intercâmbio de conhecimento com profissionais de unidades de saúde e organizações distintas, a equipe do HS participa de cursos para atualização e capacitação constante.

Nos dias 24 e 25 de maio, o neurocirurgião Adroaldo Rossetti esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no curso “Paciente acordado: o antes, durante e depois – Linguagem em Neurocirurgia”. Dirigido a neurocirurgiões, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, o curso abordou a cirurgia de tumor cerebral em pacientes acordados, com análise da linguagem. A identificação precisa das áreas da linguagem nos pacientes, a retirada do tumor preservando-se a linguagem e a individualização da cirurgia para atender ao perfil da pessoa e suas necessidades foram alguns dos tópicos tratados no curso.

Author Info

Rosana Cavalcanti