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Em funcionamento desde setembro de 2010, o Hospital do Subúrbio (HS) é uma jovem instituição que soube, desde o início de suas atividades e por meio de sua equipe multiprofissional, desempenhar com afinco e comprometimento o seu papel na arte do cuidar. Ao cumprir diariamente o seu propósito institucional de prestar assistência médico-hospitalar de urgência e emergência com qualidade, de forma humanizada e indiscriminada aos usuários do SUS, o HS vem recebendo o reconhecimento daqueles que assiste, da comunidade local e de organizações internacionais.

 

Convidamos você a conhecer um pouco mais a nossa história:

2010

A Portaria nº 575 de 19 de março de 2010 torna público e homologa o resultado final da concorrência pública que definiu o responsável pela gestão e operação do Hospital do Subúrbio, declarando vencedor o consórcio Promédica & Dalkia  ̶̶̶  Prodal Saúde, formado pela Promédica Patrimonial S.A e pela Dalkia Brasil S.A.

Em 13 de setembro, o Hospital do Subúrbio é inaugurado. No dia seguinte, inicia suas atividades. Nessa fase inaugural de implantação, o HS exerce suas atividades com 50% da sua capacidade instalada.

2011

Em 14 de março, ao completar seis meses de funcionamento, o hospital dá início ao seu processo de operação plena, com a utilização de 100% da sua capacidade instalada (leitos e equipamentos). Na ocasião, amplia de 208 para 268 o número de leitos de internação hospitalar, sendo 208 de enfermaria e 60 leitos de terapia intensiva.

2012

Em março, amplia de 268 para 313 o número de leitos de internação hospitalar, e de 30 para 60 a quantidade de leitos de internação domiciliar, totalizando 373 leitos.

No mês de junho, a publicação Infrastructure 100: World Cities Edition, resultado de uma pesquisa patrocinada pela empresa de consultoria KPMG International, sediada na Inglaterra, classifica o projeto baiano de parceria público-privada do Hospital do Subúrbio como um dos 100 melhores projetos no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos cinco anos, estando entre os 10 projetos considerados líderes na área da saúde.

Em agosto, o hospital conquista certificado de Acreditação Hospitalar em nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

2013

Neste ano a Dalkia Brasil, parceira da Promédica Patrimonial na Prodal Saúde, torna-se Vivante.

Em janeiro deste ano, o HS destaca-se como “Melhor Projeto de Saúde da América Latina” no Public-Private Partnerships Awards 2013, promovido pela revista britânica World Finance.

O HS recebe, em cerimônia realizada em Washington (EUA) no mês de abril, o prêmio “Parcerias Emergentes”, concedido pelo International Finance Corporation (IFC)  ̶  membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento  ̶  juntamente com o Infrastructure Journal, que o classificaram entre os 10 melhores projetos de parceria público-privada da América Latina e do Caribe.

2014

Em agosto, o HS conquista a Acreditação Plena  ̶  certificado de Acreditação Hospitalar de nível 2, conferido pela ONA.

2015

O hospital conquista, em junho, o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA)  ̶  reconhecimento internacional de maior prestígio em excelência no serviço público  ̶  na categoria “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos”, conquistando o segundo lugar entre as iniciativas da América Latina e Caribe.

Em setembro, o Hospital do Subúrbio completa 5 anos de funcionamento.

Em outubro, a unidade recebe o Prêmio Luiz Plínio Moraes de Toledo – Práticas Inovadoras 2015, durante o VII Fórum Internacional de Qualidade em Saúde IQG, em São Paulo.

2016

Em maio deste ano, a Promédica Patrimonial assume o controle integral da Prodal Saúde (gestora e operadora do HS).

Em setembro, o HS é avaliado pelo IQG e certificado pela ONA como Acreditado com Excelência, Nível 3.

2017

Em setembro, o Hospital do Subúrbio recebe a visita do IQG para recertificação da Acreditação Hospitalar. Avaliando os processos de trabalho do hospital, o IQG conclui pela manutenção da instituição como Acreditado com Excelência.

Pesquisa de satisfação realizada por verificador independente, nos meses de agosto e setembro, aponta 95,3% de satisfação dos usuários com o atendimento recebido no HS.