Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br
Emergência - Mateus Pereira GOBVA

A Emergência é a porta de entrada do serviço hospitalar do Hospital do Subúrbio (HS). É através do serviço de Emergência que é oferecido atendimento ao paciente que se dirige ou é levado à unidade hospitalar  apresentando ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, ou que implique em risco iminente de morte ou sofrimento intenso. Os principais motivos de atendimento de pacientes adultos e pediátricos na Emergência do hospital são as causas externas –  lesões causadas por acidentes ou violência urbana.

Tanto o paciente que chega ao hospital por porta aberta (demanda espontânea) quanto aquele que é encaminhado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou pela Central de Regulação é assistido pelo serviço de Emergência do HS.

Aos pacientes que se dirigem espontaneamente à Emergência é feita a classificação de risco por uma enfermeira, de acordo com a gravidade e prioridade de cada caso. Para os que chegam em ambulância, o paciente é logo atendido, tendo o seu risco e prioridade de atendimento avaliados pela equipe multidisciplinar da sala de reanimação (sala vermelha). Isso significa que a ordem de atendimento é definida pela maior ou menor gravidade em que se encontram os pacientes, com prioridade aos mais graves. Logo, o atendimento é realizado pela classificação de risco e não pela ordem de chegada.

A Emergência está estruturada em sala de reanimação, salas de pronto atendimento adulto e infantil, Estabilização (unidade de cuidados avançados), setores de observação masculino, feminino e infantil, sala de medicação e consultórios.