Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

O Centro Cirúrgico é o espaço onde são realizados todos os procedimentos anestésicos e cirúrgicos do Hospital do Subúrbio (HS). Sua estrutura comporta seis salas cirúrgicas, operando 24 horas por dia, de forma ininterrupta, 17 leitos no CRPA (Centro de Recuperação Pós-Anestésica) e uma sala de hemodinâmica.

Compete ao Centro Cirúrgico possibilitar a realização dos procedimentos anestésicos e cirúrgicos nas melhores condições de segurança e conforto para o paciente. As equipes médica e de enfermagem, e demais profissionais, prestam atenção integral ao paciente no ato do pré, trans e pós-operatório imediato.

As cirurgias realizadas em maior número no HS são as ortopédicas, decorrentes de traumas, o que se explica pelo próprio perfil de urgência e emergência do hospital. Em segundo lugar estão as cirurgias gerais, que se referem àquelas na região do abdômen (laparotomias), vesícula, vias biliares, pâncreas, tratamento das apendicites, na região do tórax, e outras. Também são realizados procedimentos cirúrgicos nas especialidades de urologia, cirurgia plástica, neurocirugia, cirurgia vascular, torácica, bucomaxilar e outros (procedimentos endoscópicos ou oftalmológicos, por exemplo).

 O número de cirurgias realizadas no hospital tem aumentado desde o início de suas atividades em 2010, devido à alta demanda de pacientes com perfil cirúrgico aliada à maior eficiência tanto do Centro Cirúrgico no gerenciamento do seu processo quanto do serviço de ortopedia e traumatologia. Dados de 2015 apontam uma média de 32 procedimentos cirúrgicos por dia, ao passo que em 2010 a média era de 17 cirurgias ao dia.