Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um serviço de internação para pacientes graves que requerem assistência médica e de enfermagem permanentes, com recursos humanos especializados e capacitados, com equipamentos específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e tratamento. O serviço é direcionado, portanto, àqueles que necessitam de um suporte de vida avançado, seja em situações de emergência clínica, seja no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos.

O Hospital do Subúrbio (HS) dispõe dos serviços de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. No total, são disponibilizados 60 leitos distribuídos da seguinte forma: dez leitos de UTI pediátrica para pacientes com faixa etária de até 16 anos e 50 leitos para adultos. Todas as unidades contam com serviços de apoio em psicologia, serviço social, fisioterapia e nutrologia, assim como outros que participam da assistência indireta.

O Serviço de Terapia Intensiva Adulto é constituído de três Unidades de Terapia Intensiva (UTI I, II e III), somando 40 leitos, e uma Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica com dez leitos. A população adulta atendida é, em sua maioria, de pacientes clínicos acometidos por doenças bacterianas, cerebrovasculares, insuficiência renal e traumatismo craniano. Na UTI Pediátrica os casos mais frequentes são de doenças do aparelho respiratório, destacando-se a pneumonia.

Os serviços de Terapia Intensiva do HS analisam periodicamente taxas de internações, de ocupação, de mortalidade, de infecção, média de permanência dos pacientes, dentre outros dados. Com isso, objetivam avaliar indicadores de desempenho e fornecer informações da qualidade da assistência prestada, bem como auxiliar na adequação de processos com foco na segurança e excelência no atendimento.