Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

A Agência Transfusional do Hospital do Subúrbio (HS) é responsável pelo recebimento e armazenamento de hemocomponentes, que são os componentes do sangue (concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado), e realização de testes imuno-hematológicos pré-transfusionais que realizam a prova de compatibilidade das bolsas, garantindo que a transfusão será a mais segura possível.

O serviço atende às necessidades transfusionais de pacientes do hospital. Os hemocomponentes são encaminhados pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), sendo estocados pela Agência Transfusional, que os libera para transfusões.

O hospital, diante do seu perfil de urgência e emergência, predominantemente cirúrgico, onde as causas externas constituem o mais prevalente motivo de internação, necessita de suporte de hemoterapia eficaz e eficiente. Dessa forma, a Agência Transfusional também acompanha a programação de procedimentos invasivos e cirúrgicos, e interage com as especialidades médicas na busca da adequação da indicação clínica, conforme protocolos institucionais estabelecidos. Essas ações impactam na adequação da demanda à oferta para esta terapia e na redução do risco de complicações a ela relacionadas.