Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

terapia-nutricional

O serviço de Terapia Nutricional do Hospital do Subúrbio (HS) tem por objetivo a segurança nutricional, através da realização de triagem e vigilância de pacientes no âmbito hospitalar, sistematizando uma metodologia capaz de identificar pessoas desnutridas ou em risco nutricional, revertendo ou prevenindo tais condições, visando à recuperação mais rápida da saúde, redução do tempo de internação e melhora da qualidade de vida.

A terapia nutricional constitui um conjunto de procedimentos terapêuticos para manter ou recuperar o estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral (NP) e/ou Nutrição Enteral (NE). Na Nutrição Parenteral, uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, é administrada ao paciente por via endovenosa. Na Nutrição Enteral, é fornecido ao paciente alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes e cuja composição é formulada para uso por sondas ou via oral, utilizado exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral.

A equipe multidisciplinar que constitui o serviço de Terapia Nutricional do HS desempenha diariamente atividades de avaliação e triagem nutricionais, prescrição de dietas especiais de forma individualizada para correção de situações agudas ou crônicas (Nutrição Enteral e Nutrição Parenteral), supervisão da administração das dietas prescritas e fornecimento de orientação na alta hospitalar, garantindo um seguimento adequado.

O serviço é estruturado a partir de uma equipe interdisciplinar, com a participação de médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, e possui um programa de capacitação e educação continuada voltado para os profissionais envolvidos direta ou indiretamente na aplicação da terapia nutricional.