Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

Com o objetivo de promover a transparência na assistência prestada à população, o Hospital do Subúrbio (HS) criou o aplicativo para smartphone “HS Agora”, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o fluxo de pacientes na unidade hospitalar. As informações à disposição do usuário são as mais diversas, desde o número de pacientes aguardando atendimento até a quantidade de altas hospitalares nas últimas 24 horas.

Por meio do HS Agora, o usuário tem acesso ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas 12 horas, o número de altas hospitalares do dia e de procedimentos cirúrgicos, o tempo de permanência dos pacientes no hospital e a gravidade daqueles que estão sendo atendidos.

Os dados também oferecem à população a oportunidade de conhecer quantos atendimentos estão sendo realizados no momento, quantos pacientes já foram avaliados pela equipe de enfermagem e classificados segundo a gravidade do seu caso, e o número dos que já se encontram internados na Emergência. A cada 30 minutos as informações são atualizadas no HS Agora. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android, podendo ser encontrado na App Store e Play Store.

Além de mostrar o funcionamento do hospital no momento, o HS Agora atua como uma ferramenta gerencial, por meio da qual os gestores da instituição acompanham seus indicadores. Através do aplicativo, é possível conhecer o desempenho do hospital e adotar medidas rápidas para a solução de situações que precisam de providências.

Com o aplicativo, o Hospital do Subúrbio dá continuidade ao seu rol de atuações que visam valorizar e garantir o controle social por parte da comunidade do Subúrbio Ferroviário e de toda a cidade, aproximando-a da instituição. Ao agir de forma transparente, o hospital oferece à população a possibilidade de avaliar a eficiência da assistência prestada. Caso esteja demorando para ser atendido, o paciente é capaz de entender o porquê, já que tem acesso ao número de pacientes em situação mais grave do que ele.

Ao navegar pelo HS Agora, o usuário tem à sua frente dados importantes para entender a forma de atendimento no hospital, baseado na classificação de risco. O número de atendimentos mostrado na cor vermelha aponta para a ocorrência de casos graves que demandam atendimento imediato. E assim seguem os números nas cores amarela, verde e azul, ou seja, do maior grau de urgência no atendimento médico até o não urgente.

Através de tecnologia criada pelo médico radiologista do HS Márcio Duarte Ribeiro, intitulada WaiTV, os dados também são visualizados nos aparelhos de televisão disponíveis nas salas de espera para visitação aos pacientes internados, na sala de espera do atendimento da Emergência, bem como na sala da diretoria do hospital.

O processo de implantação do HS Agora foi iniciado em meados de 2015 e tem sido um instrumento elogiado pelos diversos gestores da área da saúde que visitam o hospital para conhecer o seu modelo de gestão alternativo de parceria público-privada no campo da saúde.