Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

A história do Hospital do Subúrbio (HS) é marcada, desde o início da construção de suas instalações, pela participação da comunidade local, representada por líderes comunitários dos bairros que compõem a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com a implantação da unidade hospitalar, a equipe gestora do HS colocou em prática uma ação efetiva de aproximação com a sociedade civil para explicar o modelo de assistência do hospital, escutar e entender as demandas de saúde da população no seu entorno.

controle-social2Acreditando que a participação social é um processo em constante construção, o Hospital do Subúrbio dedicou-se à criação e manutenção de um mecanismo permanente de diálogo com as lideranças comunitárias, permitindo a consolidação da relação hospital-população, baseada em transparência e confiança. Em reuniões trimestrais realizadas no próprio hospital, diretores do HS e a coordenação de Serviço Social recebem líderes das comunidades locais e representantes de associações em defesa dos direitos em saúde para conhecer os seus pleitos e agir em busca de soluções para a melhoria contínua dos serviços prestados aos usuários.

Para todas as reuniões, o HS convida representantes municipais e estaduais da área da saúde, atuando como elo de ligação entre quem utiliza os serviços de saúde prestados nas Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, centros de saúde e hospitais da rede pública e quem os executa na esfera governamental. Durante as reuniões, as lideranças comunitárias avaliam a organização e o funcionamento dos serviços de saúde, a carência de serviços e de equipamentos de saúde, e acompanham o desenvolvimento de ações com as quais se comprometem os gestores da rede pública de saúde da capital e do estado.

controle-social3Ao apoiar a comunidade nas ações de saúde, o HS contribui para a articulação constante da sociedade na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas ao controle social. Ao proporcionar um espaço de discussão e facilitar a comunicação entre a comunidade e órgãos governamentais, o Hospital do Subúrbio ressalta o seu interesse pelo fortalecimento e melhoria do SUS, com a participação da sociedade na gestão do sistema de saúde como determina a Constituição Brasileira de 1988.

Em casos específicos em que a população solicita melhorias de outros serviços que impactam de alguma forma a vida de usuários do hospital, a exemplo do acesso por meio do transporte público, o HS encaminha as demandas aos órgãos responsáveis. 

Antônio José dos Santos, líder na Frente do Subúrbio

 

“Eu fico emocionado ao falar do Hospital do Subúrbio. Participo desse projeto desde o início da sua construção, desde a escolha do terreno. Quando começou a funcionar, a população não sabia qual era o propósito do hospital, mas tivemos a felicidade de chamar a atenção das pessoas para o seu perfil. A gente tem que ser defensor desse patrimônio e cobrar dos gestores melhoria nas Unidades Básicas de Saúde; o paciente precisa de um acompanhamento depois de sair do Hospital do Subúrbio. Ele é diferenciado, não há desperdício nem paciente nos corredores. O hospital deu ênfase à comunidade onde moramos. Posso dizer que um dos meus sonhos foi concretizado”.

 

eliana-souza

Eliana Patrícia da Silva Souza, líder no Movimento União pela Libertação de Colinas

 

“A vinda do Hospital do Subúrbio criou uma nova esperança para a comunidade, trazendo emprego e renda com o comércio que surgiu ao redor. Também trouxe oportunidade para a comunidade do entorno trabalhar no hospital. Sou líder comunitária há anos e nunca vi um hospital abrir as portas para ouvir as lideranças e realizar debates como acontece no Hospital do Subúrbio. Quando ele faz isso, traz um exemplo para outros segmentos, para que façam o mesmo. Nas reuniões no hospital levamos diretamente nossos pleitos para a Prefeitura e o Estado; é muito construtivo”.

 

 

alberto-santos

Alberto Santos, coordenador do Fórum de Entidades Representativas do Subúrbio Ferroviário e conselheiro distrital de saúde

 

“A participação trimestral da sociedade civil, especificamente do Subúrbio Ferroviário, nas questões referentes à saúde, durante as reuniões no Hospital do Subúrbio, é muito salutar e bem vista. Temos esse espaço onde o hospital nos convida a sermos participativos. Ele está conseguindo unir os setores ligados à saúde para discutirmos toda a problemática, o que é positivo para o controle social. É um fórum permanente de discussão em saúde, para onde trazemos demandas e no qual buscamos respostas. Estamos começando a obter resultados, quem ganha é a sociedade civil. O hospital tem proporcionado a participação popular na discussão de melhores políticas afirmativas de saúde. Parabenizo todos os seus colaboradores e gestores”.