Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

A doação de sangue pode significar uma vida num hospital de urgência e emergência. No Hospital do Subúrbio (HS), familiares de pacientes que necessitam de doação de sangue são orientados a doar em prol de seus entes queridos. Nesses casos, a equipe do HS presta informações sobre como a pessoa deve proceder.

Qualquer pessoa interessada também pode doar sangue na Unidade de Coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada no hospital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A equipe de Serviço Social do Hospital do Subúrbio desenvolve um trabalho diário junto a visitantes e acompanhantes de pacientes internados, para incentivar a doação de sangue. Por meio de uma breve explanação, realizada na sala da Recepção principal, uma assistente social explica a importância desse ato voluntário de solidariedade, os requisitos básicos para que seja feita a doação e esclarece dúvidas.

Para doar sangue, o interessado deve estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados por responsável legal), pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, apenas evitando ingerir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Também deve comparecer portando um dos seguintes documentos oficiais de identidade com foto: carteira de identidade, de trabalho, do conselho profissional, de habilitação ou passaporte.

Não pode doar sangue quem estiver gripado ou com febre, grávida ou amamentando, e se passou nos últimos 12 meses por situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos. De igual modo, a pessoa estará impedida de doar sangue se teve hepatite após os 11 anos de idade.