Tel.: (71) 3217-8600 / e-mail: ouvidoriahs@prodalsaude.com.br

trainee

O programa Trainee do Hospital do Subúrbio caracteriza-se como um programa de capacitação e aprimoramento de enfermeiros recém-formados e/ou que ainda não tiveram oportunidade no mercado de trabalho para o exercício da prática assistencial na profissão, visando proporcionar o desenvolvimento das competências que são essenciais para o crescimento profissional.

Tem como objetivo contribuir para o aprimoramento desses enfermeiros nos aspectos técnico-assistenciais, científicos e de liderança, possibilitando-os associar a teoria adquirida na graduação à prática. A consolidação de boas relações interpessoais do profissional com a equipe multidisciplinar, com o paciente e sua família também é um dos focos do programa, que prioriza o desenvolvimento de competências e a troca de experiências e conhecimentos.

Podem se candidatar ao programa profissionais internos, que já trabalham na instituição e concluíram  a graduação em enfermagem, ex-estagiários e profissionais externos graduados em enfermagem sem experiência prévia. Durante o programa, os trainees vivenciam, na prática, o aprendizado obtido durante a graduação e adquirem novos conhecimentos na área de enfermagem, a partir de um plano de capacitação e desenvolvimento profissional.

O programa Trainee do HS constitui-se numa fonte de aprendizado, motivação e oportunidades, oferecendo ao profissional sem experiência o suporte e acompanhamento de profissionais experientes, imprescindíveis para sua atuação durante o programa.

Após ser aprovado no processo de seleção, realizado no hospital, o candidato é contratado pelo período de um ano, com atribuições definidas, e inserido no Programa de Capacitação do Enfermeiro Trainee, o qual contempla três etapas: Introdutório, Acolhimento, Capacitação Teórica e Capacitação Prática. O Introdutório consiste em atividades, com duração de 9 horas, voltadas para a transmissão de informações e orientações acerca do perfil do hospital, políticas, normas, rotinas, protocolos e procedimentos institucionais.

Na etapa seguinte (Acolhimento), o enfermeiro trainee insere-se nas atividades da prática assistencial, através de treinamento prático sobre as normas, rotinas, procedimentos operacionais padrão (POPs) e protocolos assistenciais, sendo desenvolvido in loco, na primeira semana da admissão do enfermeiro trainee. No decorrer do Programa, ocorre a capacitação teórica, que consiste em aulas, discussões de casos clínicos, oficinas e seminários, com carga horária de 12h/mês, e a capacitação prática que tem carga horária de 144h/mês.

O enfermeiro trainee que obtiver avaliação de desempenho satisfatória pode ser contratado pelo HS como profissional enfermeiro, na ocorrência de vaga, ou ficar em cadastro reserva. A contratação também pode ocorrer no decorrer do programa, após seis meses do início das atividades, para os casos em que o seu desempenho supere as expectativas. A avaliação de desempenho ocorre a cada 3 meses, no decorrer do programa.

 

Público-alvo: Enfermeiros recém-formados e/ou sem experiência na profissão.
Pré-requisitos – Profissionais externos: Possuir graduação no curso de enfermagem, concluída há no máximo 4 anos, sem experiência na área. Ser aprovado no processo seletivo do Hospital do Subúrbio. Não possuir qualquer vínculo empregatício como enfermeiro..
Pré-requisitos – Profissionais internos: Possuir graduação no curso de enfermagem, concluída há no máximo 4 anos, sem experiência na área. Disponibilidade para cumprimento de escala mista (36 horas semanais). Ser aprovado no processo seletivo interno do Hospital do Subúrbio. Não possuir vínculo empregatício como enfermeiro.
Etapas: Avaliação de currículo; Avaliação teórica; Entrevista e dinâmica de grupo.
Carga horária: 180h/mês.
Benefícios: Vale-transporte, assistência médica e odontológica, e alimentação.
Áreas de atuação: Emergência, Unidades de Internação e Unidades de Terapia Intensiva.
Duração: Mínimo de 12 meses e máximo de 18 meses.